o que nos tornamos

01/01/2010 00:07

 

o que nos tornamos

Suas crenças se tornam seus pensamentos

Seus pensamentos se tornam suas palavras

Suas palavras se tornam suas ações

Suas ações se tornam seus hábitos

Seus hábitos se tornam seus valores

Seus valores se tornam o seu destino.

 

Somente os animais não se fazem perguntas sobre o sentido de sua jornada na Terra. Eles simplesmente vivem porque o destino da célula é a sobrevivência, são atraídos por aquilo que lhes dá a vida e se afastam de tudo o que a ameaça. Chamamos isso de instinto. Os animais não são movidos pela necessidade de controlar um destino que eles não escolheram. Porém, nós seres humanos, temos a pretensão de ter respostas para tudo e com nossa mente 'pequena e condicionada' , acreditamos poder comandar nosso destino, mesmo porque não acreditamos tê-lo escolhido previamente. Porém, a Astrologia não teria sentido se não acreditássemos no propósito da existência e no propósito de cada encarnação. Um  cientista - biólogo - chegou à conclusão de que DEUS existe. Analisando o comportamento das células ele chegou a essa conclusão! Não é magnífico?

 

Contrariando a teoria darwiniana, este brilhante biólogo explica que são nossas crenças que controlam a biologia (ou seja, o comportamento das células) e, portanto, controlam nossa vida. Para Lipton, a vida não evolui somente por causa da sobrevivência física (adaptação ao ambiente, lei do mais forte, etc.) e em sua opinião nosso destino é condicionado por nossos pensamentos. Ele pensa como Gandhi, que não era biólogo e nem cientista.

 Lipton explica que é a união das células, em colaboração umas com as outras, que formam seres multicelulares (como nós) agindo pelo poder da atração, ou seja, pelo poder do AMOR que as une entorno de um objetivo comum. Lindo, não é? E não dizemos sempre que Deus é amor e que é o amor que nos faz evoluir? Pois, eis que a ciência explica isso!

 

Bem, mas como entram as crenças nessa história? Lipton refuta a tese de que são os genes que controlam nossa vida. Ele afirma categoricamente que os genes sozinhos - nosso DNA - não controlam nada, mas determina somente certas tendências inatas. Então, quando a Astrologia afirma que 'as estrelas não obrigam, mas inclinam', está afirmando a mesma coisa, ou seja, que temos livre arbítrio, que nosso mapa indica em que momento celeste nós nascemos, quais nossas tendências e qual nosso destino, porém, as estrelas não nos obrigam a um 'destino cruel', como afirmavam os gregos em suas tragédias!

temos livre arbítrio e que este está no conhecimento, na compreensão e na interação entre nossas crenças e nosso destino. O efeito crença confirma nossa habilidade de cura mente/corpo. 'Mens sana in corpore sano', já diziam os antigos romanos, ou seja, mente sadia em corpo sadio!

 

A mente é energia, e gera energia, energia saudável se nossos pensamentos são equilibrados. Nós temos os recursos, as ferramentas e temos capacidade de superar nossas dificuldades, quaisquer elas sejam. Não precisamos de elementos externos para manter a saúde da mente e do corpo. Por isso devemos controlar nossos pensamentos, pois deles depende nossa saúde.

Eu sei que é muito difícil aceitar isso, mesmo porque nós raciocinamos condicionados por nossas crenças. Exemplo: a criança que nasce, sabe nadar. Joguem um bebê recém-nascido numa piscina e ele sairá nadando, automaticamente. A água é um elemento natural do recém-nascido que saiu da placenta. Depois ele cresce e a mãe o afasta da piscina lhe dizendo que a água é perigosa. Ele se condiciona com esse pensamento. E mais tarde ainda, essa mesma mãe o coloca numa escola de natação para 'aprender a nadar'. Não é incongruente? Não seria mais fácil deixá-lo nadar desde que nasceu? O bebê já terá, então, adquirido 'o medo de nadar', e precisará fazer um esforço para voltar a sentir a água como um elemento de prazer, afastando o medo.

 

 Nós somos condicionados desta maneira pela sociedade onde vivemos. Desde pequenos aprendemos que, se temos uma dor qualquer, devemos temê-la, eliminá-la e não compreendê-la. No entanto, a dor é um sinal do corpo para nos 'dizer alguma coisa'. Ela não pode ser simplesmente eliminada com um comprimido e depois ignorada, pois ela voltará, pois essa é a razão da dor. E nós que não escutamos o que nosso corpo queria nos dizer teremos que sofrer novamente, pois a dor voltará, e voltará como doença que irá causar um estrago ainda maior em nosso corpo. E então, nossa mente precisará redobrar seus esforços para nos fazer compreender a razão da dor, a razão da doença. Lembrem-se de que as células têm como função a perpetuação da própria vida e são atraídas por aquilo que as nutre, afastando-se do perigo que irá destruí-las. E nós nem pensamos nisso quando pegamos um cigarro para fumar, bebemos demasiadamente ou nos alimentamos de maneira incorreta.

 

 Vamos analisar nossas crenças e analisá-las para compreender melhor nossas reações? Lembre-se que não é suficiente 'pensar positivo' para afastar as crenças ou os pensamentos negativos. Assim como não é suficiente pensar positivo para atrair saúde, riqueza ou felicidade. Os condicionamentos estão no subconsciente e não no consciente e não é fácil modificá-los.