COMO LIDAR COM O DIA A DIA

01/01/2010 00:01

 

***

 * COMO LIDAR COM O DIA A DIA *

 Exercite a sua liberdade de responder diante contrariedades com positividade lúcida.

Dialogue amorosamente  e desmonte seus mecanismos de negatividade que aprisionam na dor, no medo e na culpa.
 A desumanidade de nossa humanidade é o verdadeiro obstáculo para se atingir maior progresso e felicidade.

Observe que esta negatividade é mecanicamente acionada e a pessoa se identifica com a forma de ser negativa como se fosse ela. Assim, por exemplo, diz: minha vontade é matá-la, não suporto ela, não quero vê-la nem pintada. E desta forma vai se consumindo, sofrendo e fazendo sofrer. Neste estado não se resolvem os desafios, ao contrário se complicam. A cada dia todos os envolvidos mais sofridos e doidos.

A primeira coisa a observar é perceber que não se é o ódio, a negatividade, e as formas aprendidas ou herdadas de como responder a contrariedades.

A segunda coisa a observar é que se tem a disposição muitas formas de responder diante de um estímulo perturbador. E este acesso a liberdade interior de resposta, a criatividade positiva no agir é a possibilidade de construir um novo tipo de relacionamento mais pleno, prazeroso e positivo consigo mesmo e com o mundo.

Foi contrariado e percebesse raivoso, agressivo, de cara feia... Pausa. Tem-se necessidade de expressar através da negatividade? ... Reprimo? Há questão não é se reprime ou não. É perceber que esta raiva foi uma resposta apreendida ou herdada de responder a contrariedade. E pior a vida à maioria mostrou que este mecanismo de resposta na atualidade não resolve, mas complica.

Pode ser que para o homem primitivo servia, e assim se um companheiro dele se transformava numa ameaçada a situação se resolvia metendo um pau na cabeça e matando. Mas hoje, sabemos aonde nos conduz estes procedimentos bárbaros, no entanto ainda muitos de nós continuam usando e levando o inferno nas suas vidas insistindo mecanicamente na negatividade.

No entanto, o simples fato de chegar a esta compreensão ajuda a desmontar estes mecanismos perversos no exercício da liberdade que pode-se exercer ao escolher a atitude que se considere mais adequada ao responder diante uma contrariedade.

Para falar "não", colocar limites, chamar a atenção sobre aparentes desconsiderações não precisa-se fazer cara feia, ou ativar as emoções negativas... Isto é muito importante perceber e praticar. Pode-se de forma carinhosa, amorosa expressar todos os sentimentos, inclusive quando se vive a decepção.

Não precisa gritar com os filhos, com os animais para orientar o que achamos correto. E se assim se faz, sabe-se que os resultados sempre são acompanhados de medo e culpa.

Toda esta cumprida reflexão tem por objetivo compartilhar com minhas amadas e amados a felicidade que estou tendo em experimentar viver com criatividade positiva meus desafios negativos, e assim desejar a todos que consigam entrar neste caminho para o bem-estar próprio e de suas relações.

Que assim  possamos viver plenamente o Amor entre nossos familiares, iluminando as mágoas do passado ou sabendo conviver compassivamente diante as diferenças e contrariedades.

Viva a harmonia na família e nos relacionamentos! Que se consiga com sabedoria, amor e compaixão administrar os desafios a serem vividos.

 Que todos nos mostram que o caminho do amor e da compaixão é a alternativa para a construção da vida na Paz e na Harmonia .