STRESS A SEU FAVOR

01/01/2010 00:01

 

  *

                                 * STRESS A SEU FAVOR ABRINDO O CORAÇÃO *


Novas pesquisas mostram que o stress não é algo que venha de fora, é apenas algo que nós mesmos criamos, dependendo de como interpretamos as situações e como nos relacionamos com o mundo à nossa volta.

A resposta do nosso organismo depende da maneira que reagimos e avaliamos os eventos cotidianos. Portanto a maior parte dos stresses humanos é de natureza psicológica, desta forma não precisamos ser vítimas passivas dos eventos que nos atingem, podemos escolher como reagir de maneira positiva, sem lutar ou fugir que são nossas reações primárias.

Sem stress ficamos sem motivação, precisamos todos de um certo nível de stress, para nos mobilizarmos e colocarmos nosso potencial em ação, sendo assim a meta não é acabar com o stress, existe o stress bom que nos mantém produtivos, com energia ativa e é necessário para o nosso desenvolvimento.

Precisamos sim responder adequadamente ao stress, percebe-lo de maneira diferente, positivamente como um desafio, isso pode despertar o que há de melhor numa pessoa, já quando é experienciado de forma negativa pode levar ao adoecimento.

Como responder de maneira positiva a situações estressantes?

Incluindo no dia a dia algumas novas e pequenas mudanças de atitudes, como ter um tempinho para respirar, relaxar, etc. Numa nova atitude mais afetiva e empática em relação ao outro e ao mundo podemos também melhorar infinitamente a nós mesmos, ter mais e mais sucesso na vida como um todo, "abrir o coração" para entender o outro de maneira empática e compassiva é a chave para a paz e a felicidade.

"Um coração aberto, ouvindo com empatia,é um dos primeiros passos para a compreensão mútua, harmonia social e paz mundial “